Empresa de sucesso não é aquela que não tem conflitos, mas a que melhor sabe gerenciá-los.
O número de empresas com conflitos internos é expressivo. A maioria das empresas levam seus problemas para que o Judiciário resolva, entretanto, grande parte dos conflitos levam anos a serem solucionados e apenas uma parcela deles são resolvidos gerando contentamento entre as partes.
Embora o Judiciário seja o órgão competente para solucionar conflitos jurídicos, existem soluções alternativas muito satisfatórias, econômicas e eficientes capazes de resolver problemas no contexto empresarial, para que não precisem, no âmbito do Judiciário, somar gastos e anos de espera.
Apesar de um cenário pessimista no contexto econômico, problemas sociais e dificuldades reais que oneram e dificultam o crescimento exponencial das empresas, vivemos uma nova era na gestão de conflitos. Nesse post, em especial, falo da gestão de conflitos empresariais.
A mediação empresarial já é bastante utilizada em outros países. Nos EUA, por exemplo, em pesquisa de 2011, 98% das 1.000 maiores empresas da Revista Fortune já utilizavam a mediação na solução de seus conflitos, alegando melhores resultados, além da economia de tempo e de dinheiro.
Porém, no Brasil, pouquíssimas empresas se atentaram para essa nova mentalidade de solução de conflitos.
Creio que certa resistência ocorra por desconhecimento do procedimento na prática, já que a positivação no Código de Processo Civil é relativamente recente (2015).
Além, é claro, da eventual desconfiança quanto a sua efetividade e preocupação de alguns advogados de que o método possa reduzir honorários ou minimizar sua atuação.
Precisamos romper com essa cultura beligerante e trabalhar cada vez mais em prol de uma nova mentalidade. Sejam de ordem cível, trabalhista ou outras áreas do direito, a mediação pode resolver conflitos de forma muito mais rápida e eficiente, o que no âmbito empresarial faz toda a diferença para que as empresas continuem a fomentar a economia e o crescimento da sociedade em geral.
Karina Pereira Benhossi
OAB/PR nº. 62.686
Karina Pereira Benhossi, advogada associada à Advocacia Vieira, Spinella e Marchiotti Advogados Associados. Coach e Master Trainer em Programação Neurolinguística. Facilitadora em Mediação e gestão conflitos. Ministra palestras, cursos e treinamentos na área de desenvolvimento humano, planejamento e comunicação. Mestre em Ciências Jurídicas e Pós-Graduada em Direito Tributário e Gestão Tributária. Professora Adjunta do Curso de Direito da Faculdade SMG nas disciplinas de Direito Empresarial e Processo Civil.
Fale Conosco