O Open Banking ou Sistema Financeiro Aberto é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que visa trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência e aprimorar a oferta de produtos e serviços financeiros para consumidor pessoa física ou jurídica, a fim de assegurar a padronização do compartilhamento de dados e serviços.
Importante esclarecer que no sistema Open Banking será o consumidor quem decidirá quando e com qual instituição financeira irá compartilhar os seus dados (cadastro, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito), de forma consentida e revogável a qualquer tempo.
A 1ª fase já foi implementada no país e tinha como objetivo a disponibilizar os dados das instituições financeiras, de maneira padronizada, através dos canais de atendimento e de seus produtos e serviços.
IMPLEMENTAÇÃO DA 2ª FASE DO OPEN BANKING
Já a 2ª fase de implementação do Open Banking ou Sistema Financeiro Aberto que teve início no dia 13/08/2021 possibilita que os consumidores compartilhem os seus dados com as instituições financeiras de sua preferência.
Em pouco tempo, será implementada 3ª fase e a 4ª fase do Sistema Financeiro Aberto, já que o cronograma do Banco Central do Brasil prevê as datas de 30/08/2021 e 15/12/2021, respectivamente, para concluir as últimas etapas.
Após a implementação do sistema, espera-se a oferta de produtos e serviços financeiros aos clientes com maior agilidade, conveniência e segurança, com integração da prestação de serviços financeiros à jornada digital do consumidor, através de comparadores de preços, maior visibilidade e controle de sua vida financeira e anda o acesso a produtos personalizados e a condições financeiras mais vantajosas e adequadas às suas necessidades, propensões e finalidades.
Dra. Marina Rodrigues Viaro
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